terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Para que serve o carnaval?

Serve para não ter que ir à faculdade e ganhar uma folga no trabalho. Esta é a minha concepção de carnaval. Contudo, obviamente é a concepção de uma minoria esmagada, basta ver a intensa movimentação que acontece em cada esquina e a mobilização da mídia para transformar este momento em um dos mais importantes do ano.

Nem vou me apegar ao que acontece nos "grandes centros carnavalescos" como Salvador e Rio de Janeiro, pois a pequena amostra do que acontece aqui, na pacata João Pessoa, já nos dará uma ideia do que se passa na cabeça de muita gente nessa época. Reflita: uma só noite, uma blitzen no final de uma rua resulta em dez motoristas flagrados no bafômetro, sendo oito presos encaminhados a delegacias e dois notificados.

Volta a pergunta: para que serve o carnaval? Seria para sair de si, esquecer que tem problemas, mas ao mesmo tempo esquecer que tem soluções, parar de trabalhar em cima delas e buscar nas drogas lícitas ou ilícitas uma nuvem que recubra as mazelas? As respostas, assim como as perguntas, são múltiplas. Certamente, a maioria das pessoas não está inserida neste contexto tão negativo, mas neste caso a intenção do blog é ser crítico (e a crítica não se faz em cima do que está certo), foca no que está errado. O intuito é promover uma reflexão serena.

Pessoas que se deixam levar pelas bebidas alcoólicas ou por qualquer tipo de droga, perdem a lucidez momentaneamente; abandonam a racionalidade e colocam em risco a tranquilidade e até mesmo a segurança alheia. Prova da perspectiva de problema que trás o álcool é a penalidade imposta a quem o ingere e vai dirigir: apreensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa de R$ 955, pagamento de fiança e perda do direito de dirigir por 12 meses.

Se mesmo com toda a punição dedicada aos desobedientes alcoólatras do trânsito, o resultado de uma blitzen ainda é assustador, imagine o que acontece com a sexualidade dos fanf... foliões durante este período, quando o governo (em todas as esferas) distribui preservativos, como se dissesse "Pronto. Vai lá e transa". Um método de prevenção que minha compreensão racional não alcança.

Por toda a bagunça, por todo o desrespeito e toda a mancha que o carnaval deixa na imagem do brasileiro lá fora, deixo esta postagem como a marcação da data 16/02/2010, dia de carnaval.