quinta-feira, 2 de setembro de 2010

"Não gostou então faça"


Em 8 de julho passado, o logotipo oficial da Copa de 2014 foi apresentado na África do Sul em evento transmitido para o mundo inteiro. Em poucas horas, a internet foi inundada com piadas, ofensas e críticas ao desenho, escolhido, segundo a Fifa, por uma banca de “notáveis”.


Por tudo isso, o Portal 2014 (copa2014.org.br) decidiu por a mão na massa e pediu aos internautas que risquem, rabisquem e tentem fazer um logotipo melhor. A campanha “Não gostou? Então faça” abre oportunidade para artistas gráficos, designers, estudantes da área e gente talentosa que saiba desenhar e queira superar, usando a criatividade, a marca oficial da Copa brasileira.


Segundo o diretor de Marketing do Portal 2014, Rodrigo Prada, o objetivo do desafio é mostrar que existem centenas de pessoas talentosas dispostas a contribuir na construção de uma boa imagem para a Copa de 2014, a segunda disputada no Brasil. “Logotipo não é uma questão de gosto pessoal. Não só a marca, mas toda a comunicação gráfica, fala muito sobre o que é o evento, como está sendo organizado, se seus dirigentes estão sintonizados com a cultura do país-sede. Enfim, a comunicação gráfica é a cara do evento e deve transparecer o que se espera, o que se planeja para a Copa no Brasil”, afirma Prada.


Para participar, os candidatos deverão enviar até três desenhos por meio do hotsite do concurso hospedado no Portal 2014 (copa2014.org.br/desafio). O melhor logo será eleito pelos leitores e o vencedor receberá prêmio de R$ 3 mil.


Ao final do concurso, um júri formado por designers e jornalistas também escolherá os trabalhos mais bem elaborados, que serão publicados e comentados em reportagem especial. O desafio ficará aberto ao público até o dia 20 de outubro de 2010, às 18 horas.


De acordo com os organizadores, a promoção não tem relação com a Fifa, Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ou Comitê Organizador Local da Copa de 2014 (COL).