quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Dica de um bom livro

MEDO - O controle em suas mãos

Dos esportes aos negócios, superar o medo é fundamental

O mundo vive hoje o medo do amanhã, como forma preventiva, as pessoas estabeleceram rotinas, acordam e logo cedo sabem que o que vão enfrentar não será nem paz nem tranquilidade. A imprensa se encarrega de divulgar massivamente as guerras que assombram nações inteiras, mortes violentas em escolas infantis, terremotos avassaladores.

Tudo indica que o medo é um companheiro atual e marcante na vida da humanidade. O medo hoje é nosso companheiro diário, e para controlá-lo basta decifrá-lo para que ele não nos devore lentamente, impedindo nosso progresso.

O mundo que nos cerca no convívio social e profissional tem contribuído para aumentar esse sentimento. As estatísticas dão conta de que grande parte dos trabalhadores está infeliz e com muito medo do que lhe possa acontecer. Não se trata apenas do medo da situação do planeta, que por si só já seria negativa e séria, mas principalmente de perder o emprego e o ganha-pão.

O medo gera vergonha, inércia e baixa autoestima, que, segundo Aristóteles, pode levar à corrupção, tornando o homem um perigo para si mesmo e para a sociedade, pois já não tem mais o que perder ou ganhar. Mas, em casos especiais, é um sentimento protetor.

O livro Medo – O controle em suas mãos, lançado pela Editora Saraiva, mostra o impacto do medo na vida das pessoas, principalmente nos negócios. Dentro desse contexto, a obra apresenta ferramentas que irão ajudar o leitor a lidar com as dificuldades inerentes ao desempenho de suas funções, trazendo o autoconhecimento necessário na hora de arriscar uma nova estratégia e a prática de esportes de riscos como exemplo de superação do medo.

Assim, para que um profissional possa sobreviver apesar da hostilidade do mundo dos negócios, aprender a controlar e superar o medo é fundamental. Não só para sua própria sobrevivência, mas, também, para a manutenção e expansão dos negócios.


Sobre o autor:

Rodrigo Batalha é graduado em Administração de Empresas com ênfase em Recursos Humanos pela Faculdade de Ciências Humanas de Vitória (ES). Possui 14 anos de experiência na área de comunicação, sendo especializado em Programação Neurolinguística (PNL). Recebeu treinamento de Anthony Robbins, em Los Angeles, nas técnicas de NAC – Neuro-Associative Conditioning (condicionamento neuroassociativo) e possui certificação em Inteligência Emocional pela Kotzent Training.

MEDO – O controle em suas mãos

Rodrigo Batalha

Editora Saraiva, 1.ª edição, 2010, brochura, 200 páginas, R$ 34,90