quinta-feira, 10 de março de 2011

Dia mundial do Rim


Dia 10 de março é a data para ressaltar a importância de prevenir e detectar precocemente as doenças renais. É o Dia Mundial do Rim. O órgão é vital para o funcionamento do corpo humano, responsável por filtrar as impurezas, regular a pressão do sangue e controlar a produção de glóbulos vermelhos. “Seu mau funcionamento ocasiona sérios problemas à saúde causando até a morte”, alerta o nefropatologista e membro da Sociedade Brasileira de Patologia, Dr. Marcello Franco.

As principais doenças que atingem os rins são a insuficiência renal aguda ou crônica. É causada frequentemente pela necrose tubular aguda, diabetes mellitus, glomerulonefrites, glomerulopatias, vasculopatias e infecções renais, que podem ser simples ou mais complicadas. Franco explica que, em muitos casos, o rim fica comprometido, o que gera a necessidade de tratamentos como a diálise, que consiste em fazer mecanicamente algumas funções de filtragem de líquidos, como a retirada de toxinas do sangue e sais minerais do organismo.


O diagnóstico começa pelo exame clínico-laboratorial, comumente seguida de biópsia, que é “feita por agulha, em geral, guiada por ultra-som, e que consiste na retirada de um pequeno pedaço do rim para análise pelo patologista. “O procedimento é rápido e seguro”, afirma o especialista. Ainda sobre o procedimento, ele explica que quando feito de rim nativo, as análises ficam prontas no dia seguinte e as biopsias de enxerto renal devem e são processadas no mesmo dia da coleta


Mesmo com a quantidade de tratamentos e medicamentos existentes, Franco aconselha a prevenção. “É importante ir ao médico sempre que notar alguma alteração relacionada, como o sistema urinário, controlar periodicamente a pressão arterial e os níveis de glicemia (diagnóstico precoce de diabetes). Se houver “histórico familiar é importante fazer controle periodicamente”. Além disso, ressalta a importância de manter uma alimentação equilibrada (sem muito sal, carne vermelha e gorduras), fazer exercícios físicos, não fumar e manter controlada a pressão arterial e o diabetes.



Assessoria rspressweb.