segunda-feira, 30 de maio de 2011

Algumas críticas e reclamações

Quando nós utilizamos um serviço gratuito como o Blogger, não há muito como reclamar se algo não atende às nossas expectativas, não é?

Ultimamente o Blogger tem se comportado muito mal... Página fora do ar, impossibilidade de atualizar com novas postagens, etc. Mas não há, mesmo assim, um real motivo para esbravejar com a grande Google. Aliás, se fosse pra reclamar com a Google por causa de todas as lambanças que eles tem feito, dava pra começar pelo Orkut, que ultimamente tem tido uma mudança pior que a outra.

Bom, mas por que não reclamar? Porque tanto Blogger quanto Orkut são serviços gratuitos, porque dentre as cláusulas daqueles termos de uso, que nós sempre aceitamos sem ler, está escrito que eles não se responsabilizam nem se obrigam a manter tudo funcionando perfeitamente. Então, o que nos resta é escolher se continuamos usando ou não e, quando muito, postar algum comentário crítico (construtivo) pra que eles façam alguma coisa em nosso socorro.

Além das razões já citadas, não cabe uma crítica ao Blogger da Google, porque o Wordpress e os demais serviços de blogs gratuitos são piores, pelo menos do meu ponto de vista.

Tudo isso é bem menos irritante do que o que a Locaweb faz! Se você não conhece, a Locaweb é uma empresa que presta serviços de internet, que se auto declara a maior de seu seguimento. Ela oferece registros de domínios, hospedagens de sites, streaming para web rádio, e-mail marketing e outras coisas ligadas a internet.

Embora muitos clientes reclamem da má qualidade de alguns serviços da Locaweb, o que mais chama a atenção de maneira negativa não é isso. É o fato de lá serem praticados os preços mais absurdos do mercado. Até aí, tudo bem (sim, eu sou super paciente)... Afinal de contas, se existem tantas que oferecem o mesmo serviço e eu escolho a que cobra mais caro, problema meu!

Nós sabemos que algumas vantagens podem ser esperadas de quem cobra mais caro. Por exemplo: quando qualquer problema aparece, você pode levantar a voz, estufar o peito, bater nele e dizer: "EU TÔ PAGANO!!"

É... Mas tudo tem limite! Tudo bem que eu não veja problema em pagar R$ 40,00 pelo registro de um domínio, quando tem quem ofereça o mesmo por R$ 20,00. Eu quero pagar mais, mas eu quero ter algum privilégio por isso. Pago feliz. Porém, minha felicidade acaba quando eu descubro que a empresa não me oferece qualquer privilégio, a não ser um adiantamento de cobrança.

Um domínio que expira no dia 08 de agosto ter sua fatura enviada com vencimento para 05 de junho é absolutamente inadmissível. Imagine o profissional da Web que desenvolve sites e vende para seus clientes, utilizando-se dos serviços da Locaweb... Se o camarada tem 30 clientes com domínios registrados na referida empresa, como ele vai se virar pra explicar o adiantamento das cobranças? O registro é anual e os acordos geralmente são firmados com base na data de expiração. Se a Locaweb envia as cobranças com tamanha antecedência, sem ter antes sinalizado para isso, ela pega todos "de calças curtas". Foi o que ela fez.

Imagine comprar um computador à prestação, numa loja onde a oferta é a seguinte: "leve agora e pague a primeira daqui a 60 dias", mas quando chega no caixa, te entregam um boleto com o vencimento para o dia seguinte e uma ameaça de recolher o pc na sua casa, caso você atrase 5 dias! Você reclama, mas o atendente te explica que para a sua comodidade a loja efetua a cobrança antes do combinado. Então, você abre um sorriso pra ele, diz muito obrigado e volta pra casa feliz da vida. Certamente sua reação só seria essa se você tivesse um grave retardo mental, não é mesmo?

Pois é, eu não abri um sorriso, eu não disse muito obrigado. Eu vim no meu blog e contei o que aconteceu. Muitos clientes da Locaweb, inclusive eu, foram tratados como idiotas. Uma empresa que faz isso está seriamente ameaçada pelo que o futuro reserva.


João Rocha.