sexta-feira, 5 de agosto de 2011

5 de agosto, aniversário de João Pessoa

Esta data marca os 426 anos de João Pessoa, a capital da Paraíba, cidade de muita história...

Curiosidades:

João Pessoa é a terceira capital mais velha do Brasil.

Fundada em 1585 com o nome de Nossa Senhora das Neves, em homenagem à padroeira, a capital da Paraíba teve o nome alterado cinco vezes. Em 1600 passou a ser chamada de Filipeia de Nossa Senhora das Neves, para homenagear o rei Felipe, da Espanha. Em 1635 passou a ser chamada de Frederikstad, ou cidade Frederica, em 1655 a cidade retomou o nome de Nossa Senhora das Neves, em 1817 recebeu o nome do estado - Paraíba. Essa decisão rendeu pouco mais de 100 anos, porque em 1930 o presidente João Pessoa foi assassinado e transformado em mártir pela classe política da época, por isso foi homenageado com o nome posto na cidade.

Atualmente, uma parte da população luta para mudar mais uma vez o nome da cidade, devolvendo-a o Paraíba como nome definitivo. A título de momento, permanece João Pessoa, carinhosamente chamada de Jampa.

Recentemente a hashtag #Jampadasantigas figurou por quase três dias seguidos entre os assuntos mais comentados no Twitter. Era uma forma irreverente de lembrar fatos antigos relativos a João Pessoa.

Jampa, atualmente tem cerca de 1 milhão de habitantes e já começa a enfrentar problemas de grandes métropoles (trânsito problemático e violência, por exemplo), mas ainda não perdeu todo o charme que conquista quase todos que a visitam.

Parabéns, João Pessoa!