Web Rádio não é rádio?

Web rádio é uma coisa, rádio é outra. As duas caminham juntas, mas o fato de você andar com alguém não te transforma na outra pessoa. O mesmo princípio se aplica, é preciso respeitar as diferenças.

 Que diferenças são essas? Como aproveitar as características específicas da web e não cometer o erro de tentar se misturar com as FM's da sua cidade... É disso que a gente vai falar hoje!

Primeiro ponto a entender e admitir, é que qualquer rádio FM (que também está na web) tem vantagens sobre qualquer rádio exclusivamente online. Tentar competir com ela seria como colocar uma motinha de 100 cilindradas para competir em força e velocidade com uma moto esportiva. Por que que eu falo especificamente em velocidade? Porque é um quesito no qual, a motinha vai perder sempre. Mas ao mesmo tempo não dá pra falar que a moto esportiva é melhor em tudo, porque simplesmente não é. Basta separar outro critério: economia. Pra economizar é muito melhor a motinha do que o motão. Agilidade no trânsito engarrafado, a menor leva vantagem de novo. Conforto, pasmem... Uma motinha pode ser mais confortável do que um motão! Enfim... 

Trazendo de volta a questão rádio FM x rádio online, quando eu falo que é necessário admitir que FM tem vantagens, a gente vai falar de audiência e comercio local. Nesses dois pontos, deixe sua web rádio fora da briga! FM nasce para a comunidade, vai ter informações locais, vai ter interatividade local, vai ter promoções locais, vai ser sintonizada nos rádios locais, vai ser conhecida na cidade. Afinal de contas, o rádio, mesmo sem a web, ainda é um veículo de comunicação de massa! 

Já a web rádio nasce pro mundo... Ela é concebida na origem como um serviço de streaming. Existe aquele streaming de áudio no mesmo formato do YouTube, onde a pessoa vai lá e escolhe o que vai assistir ou, no caso, escutar, num cardápio, como acontece no spotify. E tem as web rádios que entregam o prato feito. Não é o ouvinte que faz as playlists, mas você enquanto radialista faz e entrega pra sua audiência apreciar. 

Então veja bem: o modo de programar, é o mesmo do FM, mas a entrega do conteúdo programado acontece numa plataforma muito mais complexa. Por estar aqui, na internet, sua web rádio pode ser muito mais encarada como serviço de streaming do que uma rádio propriamente dita. Se você programar espelhado apenas no que as FM's fazem, a sobrevida na internet será curta. É uma tecla que eu vou bater novamente: sua rádio precisa ter um site e seu ouvinte tem que ser convidado para estar lá! O seu site será a sua plataforma de streaming, onde sua rádio também estará disponível.

Raciocina comigo: quando a pessoa abre um aplicativo como o radiosnet ela vai ouvir apenas rádio! Talvez ela entre no app procurando uma rádio de sua própria cidade, que ela prefere ouvir no app do que no dayon. Mas, se ela vai no seu site, ela pode encontrar as tops da programação num player separadinho lá pra ouvir. Então se a pessoa entrou no site afim de ouvir um determinado hit e ele tá lá pronto pra dar o play, ela pode ouvir no seu site  antes mesmo de começar a ouvir sua rádio. Se você apresenta um programa semanal (por exemplo) e pega a gravação desse programa e faz upload no formato podcast, a pessoa pode ir lá na sua página e ouvir o programa na hora que ela quiser. Se você tem um canal no Youtube e faz uma lista dos seus vídeos no site da sua rádio, ela tem um "Netflix" do seu conteúdo, pra escolher lá no site. E em paralelo a tudo isso, sua rádio estará lá tocando em tempo real no player com a programação que você fez. Sem contar, que no seu site ainda há meios de interatividade (pra pedir uma música, mandar um alô, seja lá o que for). Aí você vai estar competindo com os serviços de streaming. Você será um gerador de conteúdo na internet.

Percebe que a web rádio é só a cereja do seu bolo? Ela completa um canal de comunicação seu na internet. Pode até ser a cabeça dos seus projetos virtuais, dar nome à sua marca. Ou seja, a partir da sua web rádio, você dá o nome para uma fan page no facebook, um perfil no instagram, o site onde as pessoas vão te encontrar, seu canal no youtube e tudo mais. Então, por exemplo: você criou uma web rádio de músicas antigas (que é um segmento de tendência muito forte, tem público pra isso), aí você deu o nome de Nostalgia Web... Pronto. A partir daí, do nome da sua rádio, você vai fazer o Instagram Nostalgia Web, a fan page Nostalgia Web, o canal no Youtube Nostalgia Web, o site Nostalgia Web.com, etc. A rádio é o mote. Ela será o único desses cnais que estará 24h gerando programação, mas a marca Nostalgia Web estará distribuindo conteúdo constantemente em todas as plataformas virtuais. Podcast, vídeo, notícia no site, posts no instagram. Uma verdadeira engrenagem online. E aí vc percebe que o que tá aqui é muito mais web do que rádio. A rádio que nasceu rádio (FM) pode ou não fazer tudo isso, agora a Rádio que nasceu web, TEM que fazer isso!

Ela é muito mais Web do que rádio, não é mesmo? Agora me diz, como você encara web rádio? Me conta quais as suas percepções sobre essa dinâmica. Tem sugestões e perguntas? Manda aí! Vai ser um prazer ler e responder a você.