quarta-feira, 9 de junho de 2010

Empresa não recomendada!


Não precisa muito esforço para encontrar duras críticas contra a Oi Velox. Hoje eu vim aqui para contribuir com a vasta camada da sociedade que se mobiliza para denunciá-la.

Sou cliente (até o momento desta postagem) e pode ser que eu continue sendo, dependendo das próximas conversas com a central de atendimento. Mas mesmo ainda usando este serviço, venho aqui para "cospir no prato que como", numa utópica vontade de que isso faça alguém da Oi pensar em lavá-lo, uma vez que pago pelos serviços.

A queixa dessa vez não é com relação à qualidade. A internet contratada funciona quase de acordo com aquilo que é prometido, dos 1.000 kbps eu chego a usufruir em média 750, o que não chega a ser ruim, diante da porcaria que é um Claro 3G, por exemplo. Mas mesmo me julgando "satisfeito" com a velocidade e a estabilidade da internet, não posso deixar de frisar minha indignação diante da nítida má fé da empresa quando o assunto é relação comercial.

O atendimento, apesar de não ser tão ruim como o 1052 da Claro (também seria mesmo impossível se equiparar), é muito ruim! A voz da atendente virtual da Oi é uma das mais irritantes do mundo, consegue ser mais abusada do que uma prosa do Louro José com o Tiririca. Aquele momento em que ela diz "certo, mas para que eu passe sua ligação para um de nossos atendentes eu preciso que você diga o motivo de sua ligação. Agora fale o motivo..." é a circunstância que me dá a sensação de ser o mais idiota ser humano da Terra. Sei que, ao dizer o motivo, aquela maldita unidade de resposta automática vai querer me responder sem me deixar falar com um atendente.

Além das "brigas" com a URA, existem outros fatores que contribuem para este post: a empresa pratica descaradamente preços acima da média, se aproveitando do (quase) monopólio que detem sobre serviços de internet em determinadas regiões - é bem verdade que há uma enorme quantidade de pequenas empresas que oferecem internet via rádio e algumas outras boas empresas de internet a cabo, mas as que oferecem via rádio não tem qualidade e as que oferecem boa qualidade não cobrem 100% da cidade, sendo que é justamente nas áreas não cobertas pelas boas empresas que a Oi põe em prática sua covardia.

Em áreas onde NET e GVT atuam, a Oi chega a cobrar até 50% mais barato por serviços iguais aos que oferece cobrando 50% mais caro onde não há concorrência. Assim, ela assume o risco de perder todos os clientes que ficam no 'stand by' só esperando a chegada da NET ou da GVT. Mas essa diferenciação é até 'normal', ela segue a lei da oferta e da procura. O anormal vem na sequência.

Não só através da atendente eletrônica a Oi faz o cliente de besta. Hoje eu descobri que aqui, no mesmo bairro onde moro, um cliente paga 86 reais por uma velocidade de 2mb no acesso à internet - já incluindo provedor e serviços de telefonia. Eu, que pago R$ 115,00, ficaria chateado se pagasse isso pelos mesmos serviços, mas como pago os 115 para ter metade da velocidade, eu já não fico mesmo chateado. Fico fulo da vida! Estérico, irado, revoltado, indignado e uma série de outras palavras de terminação similar.

Claro, digo... obviamente (rejeito a Claro também) quando ligo para cancelar, a atendente enrola daqui, enrola dali e acaba me oferecendo o mesmo plano de 2mb por 86 reais para que eu não cancele os serviços. Mas até aqui, durante quantos meses eu já joguei praticamente 30 reais fora, simplesmente porque a operadora me enganou o quanto foi possível. Sacanagem pura!

Ninguém liga aqui para me dizer que tem um novo pacote, mais barato e de melhor qualidade. É como se houvesse a ordem dentro da empresa: 'deixa os otários irem usando até reclamar, quando reclamar a gente reduz, enquanto não... a gente vai roubando.'

É por essas e outras que a Oi ganhou esta postagem a mais no meu blog e será também por essas e outras que cedo ou tarde ela terá meu nome fora de seu banco de dados na categoria 'clientes'.